COMO ORGANIZAR O TEMPO PARA ESTUDAR ONLINE ?
- felipecapeloborges0
- 7 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Uma medida de proteção contra o coronavírus foi o de suspensão das aulas presenciais. Todos os alunos do ensino básico e superior tiveram suas atividades adaptadas para a modalidade online como ferramentas exclusivas para esse tipo de metodologia.
Os passos para obter sucesso ao estudar a distância
O primeiro passo para obter sucesso ao estudar a distância é montar um cronograma com datas e disciplinas. Você pode, por exemplo, fazer uma tabela com as matérias que devem ser estudadas em determinados dias. Seguir esse cronograma de forma séria e respeitando as datas, horários e disciplinas irá auxiliá-lo a estudar a distância de forma mais organizada.
1. Evite procrastinar: durante as semanas, a dica é observar como você está gerenciando o tempo e se, de fato, está procrastinando. Depois de entender em que momento do dia você está mais disposto, com menos demandas externas (do trabalho, da família, dos pets, entre outros) e qual ambiente é mais favorável, aí sim, você pode começar a repensar a sua rotina e buscar ter mais produtividade. Vale lembrar que adiar as atividades que devem ser feitas não faz com que elas sumam. Uma opção é fazer as coisas aos poucos, em vez de deixar que elas acumulem.
você conhece a técnica pomodoro ? Não ? O principal objetivo da Técnica do Pomodoro é fornecer um método simples e de fácil de execução que visa aumentar a produtividade por meio da conclusão de tarefas importantes e que precisam ser realizadas.

Alguns benefícios da técnica POMODORO são os seguintes:
Melhora o processo de trabalho e de estudo;
Diminui a procrastinação;
Preserva a energia mental por causa das pausas obrigatórias;
Utiliza o tempo como um aliado, e não como um inimigo;
Ajuda a resolver problemas complexos;
Reforça a determinação para o alcance de objetivos;
Aumenta a motivação;
Maior organização.
Aprenda no vídeo a seguir como utilizar a técnica e otimizar seus estudos. vamos a luta galera. Vaga se conquista !
2. Tenha uma rotina: tente manter uma rotina parecida com a que você tinha antes da quarentena. É importante dar continuidade aos seus hábitos, adaptando alguns conforme a necessidade e as ferramentas disponíveis, para que voltar ao cotidiano depois não seja tão difícil. Ninguém precisar sair do ritmo.
3. Teste diferentes estratégias: é possível que, para algumas pessoas, uma lista em papel e o cronômetro no celular também ajudem bastante. Outros preferem ter uma rotina mais flexível e conseguem fazer todas as suas atividades com sucesso. Existe um fator de autoconhecimento envolvido. É um bom momento para experimentar outras possibilidades.
4. Aplicativos e plataformas para organização: existem várias plataformas e aplicativos de produtividade e gestão do tempo online, como Asana e o Trello. Eles auxiliam em: 1) listar lembretes do que é preciso fazer; 2) elencar prioridades; 3) visualizar as atividades que precisam ser feitas, em andamento e concluídas. Outra sugestão é usar a técnica pomodoro, que consiste em intervalos de trabalho e de descanso.
5. Prepare sua mente para o novo formato: fique calmo e experimente as aulas devagar. Para começar, encontre um espaço tranquilo, confortável e com boa internet. Monte sua estrutura para a aula on–line e faça o teste. Nesta modalidade, você pode ter alguns ganhos, como poder rever uma parte da aula que não entendeu e consultar algum conteúdo de outra aula sem perder a matéria (fazer as pausas é bem importante).
Muito Massa !